quarta-feira, 20 de março de 2013

Como superar os próprios medos?

     Estaria a habilidade de superar medos dentro de cada um de nós? Esse é o tema da primeira parte (de duas) do especial de televisão Derren Brown: Fear And Faith lançado em novembro do ano passado.  O Ilusionista e Mentalista Britânico estuda os efeitos colaterais da droga Rumyodin, desenvolvida pela Cicero Pharmaceutical Solutions para inibir o medo e administrada nos soldados americanos durante a guerra ao terror. Agora derren acompanha o primeiro grupo de testes não militar a tomar o medicamento.



     Logo no começo ele explica que a medicação é um placebo, os pacientes recebem uma injeção com uma solução salina e depois pílulas azuis que na verdade são de açúcar. Tudo gira em torno de uma grande ilusão que faz os pacientes acreditarem que a droga é real e tem potencial, quando na verdade a mesma nunca existiu, não foi aplicada em soldados durante a guerra e a própria empresa não existe.

     É um estudo muito interessante sobre placebo, que mostra que cápsulas são mais eficientes que comprimidos e injeções são mais eficientes do que cápsulas. A cor da cápsula também influencia na atuação sobre o psicológico e, constantemente, na reação do organismo. A empresa ficcional é montada de forma a parecer organizada, desenvolvida, grande, com médicos extremamente capacitados e toda uma estrutura de uma grande farmacêutica. Tudo isso transmite uma fachada totalmente confiável de seriedade e copetência da empresa e do medicamento para o grupo de teste e inclusive atores são usados demonstrando os resultados surpreendentes da droga.

     O grupo de teste é formado por quatro pessoas: Nick Duffy de 20 anos, com fobia de estranhos e confrontos, o que tornam o estudande de jornalismo completamente isolado e introvertido. O consultor de TI de 25 anos, Daniel Colbert que possui medo de altura. Dan Cash, estudante de Francês de 21 anos que possui medo de altura e de pontes. E Kate Kneen, de 22 anos, uma atriz com medo de cantar em público, sendo que tal fobia a atrapalhou diversas vezes profissionalmente.

     Os resultados acompanhados ao longo das semanas seguintes são incríveis e mostram uma habilidade psicológica natural de alcançar mudanças dramáticas em nossas vidas. Dizem que a melhor forma de vencer seus medos é os confrontando e nesse caso, a crença na eficiência da medicação dá o impulso necessário para cada um dos quatro testados sobrepujar seus medos.

     Então, o programa vai mais além e estuda o efeito placebo em outros aspectos: alergias, aumento de inteligência, parar de fumar, e mostra o resultado em cada uma dessas áreas.



     Isso nos mostra várias questões, desde que o poder para melhorar nossas próprias vidas, superar nossos medos, está dentro de cada um de nós e sua mente. Por outro lado, também nos faz pensar que tudo o que foi proposto era uma ilusão, os médicos que pareciam altamente capacitados, a empresa que parecia grandiosa e com uma promessa milagrosa, na verdade eram uma farsa, lembrando sempre que devemos despertar a pesquisa e o senso crítico dentro de nós e realmente saber no que acreditar.

     Mas eu recomendo a todos que buscam superar seus medos, enfrentar suas fobias e até mesmo superar cada uma de suas limitações. Esse poder está dentro da mente de cada um de nós, basta acreditarmos. No programa, todas as mudanças que cada uma das pessoas no grupo de teste pode realizar foi devido à crença de que o remédio iria ajudá-los a ser maiores que seus medos, mas o remédio era apenas um placebo e pra essa mudança apenas uma coisa era necessária: acreditarem em si mesmos.

     Quem se interessar pelo especial de duas partes lançado pela rede televisiva britânica Channel 4, seguem os vídeos no youtube (em inglês), são interessantíssimos e valem a pena serem vistos.



Keep Believing,

Um comentário: